Agosto Dourado 2023 terá como foco amamentação e trabalho

Com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham” o Agosto Dourado 2023 vai discutir a importância de incentivar a amamentação mesmo depois que a mulher volta à rotina de trabalho. O mês de agosto foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a OMS, a média de aleitamento materno exclusivo (até os 6 meses de vida do bebê), no Brasil, é de apenas 54 dias. Nesse sentido, a OMS recomenda ainda que a criança continue recebendo o leite materno até o segundo ano de vida ou mais. Novamente o Brasil encontra-se abaixo da média, com 342 dias, ou seja, menos de um ano.

Para a pediatra e Coordenadora do Banco de Leite Humano da MESM, Andréa Pinheiro, “uma grande parcela de mulheres realizam o desmame precoce, pois trabalham na informalidade, sem vínculo empregatício, e mesmo aquelas que têm direito a licença maternidade precisam de apoio para manter a lactação. Por esse motivo, precisamos aumentar as estratégias de incentivo ao aleitamento e o Banco de Leite da MESM exerce um papel importante nesse sentido”, destacou Andréa.

Programação SMAM

Inserida no “Agosto Dourado”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) também vai tratar sobre a amamentação e o trabalho. Esse ano trará o slogan “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”.

Na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), a programação começa na terça-feira (01) com palestra sobre “Como manter a lactação após a volta ao trabalho”. A palestra acontece às 14h, no auditório superior, e terá como facilitadoras as enfermeiras Myrna Tenório e Adrielly Raimundo.

Na quarta-feira, dia 02, a nutricionista Renata Moura fará uma roda de conversa nas Unidades de Internação I e II, sobre “A importância da nutrição para mulheres que amamentam”. Já no dia 03 (quinta-feira), a médica Sirmani Frasão, pediatra e coordenadora do método canguru em Alagoas, vai ministrar palestra sobre “Método canguru e mulher trabalhadora que amamenta”. O evento acontece às 14h no auditório superior da MESM.

Fechando a primeira semana de eventos, a representante da Comissão do Direito Médico e da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Denize Silva, ministrará palestra sobre o “Direito da lactante”. O evento ocorre, no dia 04 (sexta-feira), também às 14h, no auditório superior.

A programação da Santa Mônica continua no dia 07 de agosto com o Simpósio “Anquiloglossia e impactos na Amamentação”. O evento acontece no auditório da MESM e será facilitado pela fonoaudióloga Conceição Santana, pelas pediatras Andréa Pinheiro e Sirmani Frasão.