Equidade de gênero e raça no SUS é tema de palestra na Santa Mônica

Supervisora será anfitriã de projeto piloto do Observatório Estadual de Políticas de Promoção para Igualdade Racial

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), através de sua supervisora, Elisângela Sanches, será anfitriã da palestra ‘Escuta Ativa em Gênero x Raça – Quem são? Onde estão as trabalhadoras da Maternidade Santa Mônica?’, na próxima sexta-feira, 15 de setembro, às 9h, no auditório da unidade. A palestra será ministrada por Arísia Barros, presidenta do Observatório Estadual de Políticas de Promoção para Igualdade Racial. Na ocasião, Elisângela irá compartilhar sua experiência de mulher negra à frente da instituição.

O evento faz parte de projeto piloto proposto pelo Observatório em parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS. “Escolhemos a Santa Mônica por ser a maternidade mais antiga do Estado (completa 60 anos em março de 2024) e por ter como diferencial uma mulher negra à frente da direção. Mas onde estão as outras mulheres negras da Santa Mônica?”, questiona Arísia.

Um dos alicerces do Programa é promover a política de equidade de gênero e raça no SUS, buscando modificar as estruturas machista e racista que operam na divisão do trabalho na saúde. Neste momento, o objetivo do projeto é traçar um mapa dinâmico sobre as trabalhadoras da MESM, visando implementar e aprimorar políticas públicas e construir uma agenda de rodas de escuta como ferramenta de imersão em realidades e vivências diversas.

Arísia explica que o lugar ocupado por Elisângela é visível, no entanto, é necessário conhecer os espaços ocupados pelas servidoras negras e, a partir desse pressuposto, discutir o racismo, como ele está internalizado e como pode ser segregador.

Nesse sentido, será aplicado um questionário piloto que dará subsídios para novos diálogos e discussões sobre o tema, bem como definirá os meios necessários para a igualdade entre todas as trabalhadoras pretas e brancas. “A partir daí podemos pensar em equidade, e com essa experiência vamos definir como ela pode ser ampliada para outros espaços”, destacou Arísia.

Serviço:

Palestra – ‘Escuta Ativa em Gênero x Raça – Quem são? Onde estão as trabalhadoras da Maternidade Santa Mônica?’

Quando – 15 de setembrode 2023, às 9h, no Auditório da Santa Mônica

Palestrante – Arísia Barros

Participação – Elisângela Sanches

Elisângela Sanches – Supervisora Geral da MESM

Arísia Barros – presidenta do OEPPIR.