Inovação: setor de transporte da Maternidade Escola Santa Mônica desenvolve sistema de controle online

Sistema já totaliza mais de 6.000 acessos, otimiza o serviço e gera economia

Manoel Nivaldo dos Santos (Motorista)

Mais segurança e maior economia. Esses foram os principais objetivos do setor de transporte da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) quando desenvolveu um sistema de controle online para uso dos motoristas do setor. O sistema foi criado com a utilização dos recursos disponíveis na plataforma Google Forms e pode ser acessado no próprio celular do servidor, por meio de atalho, ou ainda através de QR Code, permitindo que os motoristas registrem informações como horários de partida, chegada, destino, carro utilizado e ainda qual o setor ou unidade que solicitou o serviço.

De acordo com Rafael da Silva, coordenador do setor de transporte, o uso do sistema de controle só trouxe ganhos. “Estamos completando um ano da implantação do sistema e isso para nós é muito importante, pois temos orgulho de dizer que todos os motoristas se adaptaram e usam diariamente, tanto que já temos mais de 6.000 formulários preenchidos”, disse Rafael e complementou “o sistema melhorou o nosso serviço em diferentes aspectos, desde a responsabilidade do motorista com o carro, moto ou ambulância que utiliza, a agilidade, com a otimização do serviço e de tempo, e até mesmo a segurança tanto para o motorista quanto para pacientes e demais servidores”.

O coordenador explica que o sistema de controle possibilita ainda uma maior economia de combustível, tendo em vista que o motorista precisa informar o horário de saída da maternidade, o horário de chegada ao destino e ainda quaisquer observações que entenda que são necessárias para relatar atrasos ou imprevistos.

Além da economia no combustível, o sistema gera ainda uma economia no serviço de manutenção dos veículos, pois antes de sair com o carro, moto ou ambulância das instalações da maternidade, o motorista pode alertar sobre avarias como riscos, arranhões ou mau funcionamento, fazendo o upload de fotos ou vídeos no próprio sistema. “A plataforma possibilita enviar fotos ou pequenos vídeos em que o motorista de plantão pode informar quando encontra o veículo arranhado, com pneu baixo, mau funcionamento do motor ou qualquer outro tipo de problema que precise ser relatado. Dessa forma, nós conseguimos otimizar e agilizar a manutenção dos veículos, atribuindo maior responsabilidade e atenção a todos”, esclareceu Rafael.

O setor de transporte informou ainda que desde o início da utilização do sistema de controle online, os veículos da maternidade não receberam nenhuma multa, o que, mais uma vez gera economia para o Estado.  “Nós temos 14 motoristas no nosso setor, e até o mais antigo, Manoel Nivaldo dos Santos, que tem 71 anos de idade e 52 anos de casa, trabalha com a plataforma de forma muito tranquila. Isso quer dizer que o uso é bastante simplificado e nós estamos muito satisfeitos com o resultado” disse o coordenador.

Além de todas as vantagens, principalmente nos aspectos econômicos, a implantação do sistema também trouxe ganhos no que se refere à satisfação dos servidores. “É visível o quanto os motoristas se sentem valorizados e estão satisfeitos com o reconhecimento da importância do seu trabalho para a maternidade e o serviço público de forma geral. Ele sabe que é útil no órgão, que quando ele está em serviço fora da unidade ele não está passeando, como muitos sugeriam, ele está trabalhando a serviço do Estado e o sistema pode provar”, concluiu Rafael.

A partir do preenchimento diário dos motoristas, os dados gerados pelos formulários se transformam, automaticamente, em gráficos e/ou tabelas do excel, armazenados em nuvem, os quais tanto a coordenação do setor, quanto a equipe de gestão da maternidade estão habilitados para acessar a qualquer momento, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.