Agosto Dourado: Santa Mônica incentiva a amamentação em todas as situações

SMAM 2024 na MESM ocorre de 5 a 9 de agosto e está voltada para pacientes, acompanhantes e servidores

Com o tema “Amamentação: Apoie em Todas as Situações”, a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) deste ano, ocorrerá entre os dias 5 e 9 de agosto, com eventos voltados para a conscientização e incentivo da causa para gestantes, parturientes, acompanhantes e servidores da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).

O foco do tema em 2024 é a sobrevivência, saúde e bem-estar em todas as situações. De acordo com Andréa Pinheiro, pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MESM, esse trabalho voltado para o público interno, no momento de intenso envolvimento com a amamentação, é essencial, uma vez que o objetivo é melhorar o apoio à amamentação e reduzir as desigualdades existentes em nossa sociedade, com especial atenção à amamentação em tempos de emergências e crises.

Durante todo o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, a equipe do Banco de Leite Humano, e toda a equipe assistencial envolvida com a causa, participa de ações para a propagação dos objetivos da SMAM 2024, em parceria com outros órgãos engajados com a campanha. Os objetivos são: informar sobre as desigualdades existentes no apoio à amamentação e seus indicadores; promover ações para reduzir essas desigualdades, focando em grupos vulneráveis; consolidar a amamentação como um fator que contribui para diminuir disparidades na sociedade; envolver líderes como pessoas e organizações para colaborar e apoiar a amamentação.

É importante destacar que a Santa Mônica mantém um trabalho diário de incentivo à amamentação, uma vez que é referência para o bebê de alto risco com 26 leitos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), 26 na Unidade de Cuidados intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e 10 na Unidade de Cuidados intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Durante o mês de agosto, o trabalho da equipe multiprofissional se intensifica e vai além do estímulo ao aleitamento materno. “No Agosto Dourado nos debruçamos em ações que envolvam além do núcleo da mãe e bebê em fase de amamentação e toda a sociedade, pois amamentar reflete na saúde, na educação e nas finanças da família”, destacou Andréa Pinheiro.

A pediatra explica ainda que o leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê, trazendo inúmeros benefícios à saúde tanto para a criança quanto para a mãe. Além disso, proporciona a transferência dos anticorpos da mãe para o bebê, protegendo-o contra diversas doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

O leite materno diminui também o risco de asma, diabetes e obesidade, mesmo após o desmame. Ademais, a amamentação é crucial para o desenvolvimento facial da criança, garantindo dentes fortes, boa fala e respiração, promovendo vínculos afetivos entre mãe e bebê e reduzindo a mortalidade infantil.

Serviço: O Banco de Leite Humano da Santa Mônica funciona 24 horas. Mais informações, dúvidas ou esclarecimentos podem ser obtidos via Whats App pelo número (82) 98833-8808.

PROGRAMAÇÃO SMAM 2024 MESM

DATA LOCALATIVIDADETEMA  HORARESPONSAVEL
  05.08   AUDITÓRIO      Palestras  Apoio ao aleitamento materno em todas as situações9:00-9:45Dra. Andrea Pinheiro
Aleitamento Materno e Prematuridade9:50-10:35Fono Alessandra