Com a mudança, gestantes e recém-nascidos da maternidade terão acesso a exames de ponta

Unificação ampliará serviços
A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), ambos unidades complementares da UNCISAL, unificaram os serviços laboratoriais com o objetivo de qualificar e ampliar a diversidade de exames disponibilizados às gestantes de alto risco atendidas no ambulatório da maternidade durante o período de pré-natal e aos pacientes internos – mães e recém-nascidos. Com a unificação o laboratório da Santa Mônica será administrado pelo CPML, sob coordenação local do bioquímico Valter Alvino.
Segundo Valter Alvino, os tipos de exames oferecidos até então eram limitados e, com a unificação, todos os exames realizados no CPML também serão ofertados aos pacientes da Santa Mônica, entre eles exames de hormônios, marcadores tumorais, microbiologia e citogenética. “Para realizar esses exames as gestantes muitas vezes peregrinavam por outros laboratórios que oferecem uma quantidade reduzida quando se trata de paciente do SUS (Sistema Único de Saúde). Com essa medida, vamos garantir aos nossos médicos a realização dos exames solicitados e, consequentemente, um pré-natal com mais recursos para avaliação das gestantes”, destacou o bioquímico.
Também faz parte dos planos da nova coordenação montar um posto de coleta do laboratório no ambulatório da maternidade a fim de facilitar o acesso das pacientes ao serviço laboratorial e garantir a realização dos exames.
Valter explicou que inicialmente as amostras para realização dos novos exames serão encaminhadas ao CPML, mas já está em análise a contratação através de comodato das máquinas para o laboratório da MESM. “A ideia é que o padrão de qualidade da MESM se equipare ao do CPML, garantindo a qualidade dos serviços. Com a aquisição das novas máquina e o empenho da equipe teremos êxito em nosso propósito”, finalizou Valter Alvino.