MATERNIDADE ESCOLA SANTA MÔNICA DESENVOLVE AMPLA PROGRAMAÇÃO PARA O AGOSTO DOURADO

Campanha 2019 almeja maior envolvimento da família a partir do mês dedicado à amamentação

O incentivo à amamentação é um trabalho diário da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), mas durante o mês de agosto o tema é trabalhado de forma ainda mais intensa, já que o Agosto Dourado é um mês dedicado à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Muito mais que um ato de amor e vínculo entre mãe e bebê, a amamentação deve envolver toda a família.  Esse ano, a temática “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!” propõe enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

Para comemorar o mês dedicado à amamentação, a Maternidade Escola Santa Mônica desenvolveu uma ampla programação. Serão 30 dias para celebrar a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. A abertura do Agosto Dourado 2019 acontece no próximo dia 01 de agosto (quinta-feira), das 8h às 14h, no Centro Universitário Tiradentes (UNIT). O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS).

A programação conta ainda com Blitz da Amamentação, que ocorrerá também no dia 01, das 14h às 17h, no semáforo em frente à MESM. Além disso, a maternidade realizará, no domingo (04) exposição e apresentação no corredor e praça de alimentação do Parque Shopping Maceió.

A ‘Capacitação da IHAC – Profissionais da MESM’, módulos 1 e 2, que será realizada entre os dias 12 e 30, no auditório da maternidade, também faz parte da programação para o Agosto Dourado, assim como o Ciclo de Palestras e o II Simpósio de Aleitamento Materno.

Abaixo a programação completa do Agosto Dourado:

Dia 01

• 8h às 14h – Abertura do Agosto Dourado 2019 – parceria com a SMS de Maceió

Local – Centro Universitário Tiradentes – UNIT

• 14h às 17h – Blitz da Amamentação MESM

Local – Semáforo em frente à maternidade

Dia 02

• 14h às 17h – Participação no Mamaço em Marechal Deodoro

Local – Trevo de Marechal Deodoro

Dia 03

• 16h às 18h – Participação na Ação Ufal e Sesau

Local – Parque Shopping Maceió (Praça de Alimentação)

Dia 04

• 14h às 17h – Exposição MESM e apresentação Sorriso de Plantão com a temática da amamentação.

Local – Parque Shopping Maceió (Corredor e Praça de Alimentação)

Dias 06 a 29

• Ciclo de palestras ‘Empoderar a família para facilitar a amamentação’

Dias 07 a 09

• 8h às 18h – Curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno – HU/UFAL – Participação da MESM nos dias 08 e 09

Dia 12

• 8h – Roda de conversa com os pais – Parceria com a Área Técnica de Saúde do Homem – Unidade de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes)
  • 16h – Chá do Bem Comum com mães acompanhantes

Dia 14

• 8h – Roda de conversa com os pais – Parceria com a Área Técnica de Saúde do Homem – Unidade de Saúde Edvaldo Silva (Fernão velho)

Dias 12, 16, 20, 22, 26 e 30

• Capacitação IHAC – Profissionais MESM – Módulos 1 e 2

Local – Auditório da MESM

Dia 19

• 8h às 12h – Curso de Aconselhamento, Manejo e NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, bicos, chupetas e mamadeiras)

Local – Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS)

Público alvo – Profissionais da Saúde – Inscrição – https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/login

• 13h30 – II Simpósio de Aleitamento Materno

Local – Mini – auditório Emil Burihan – Uncisal

Dia 26

• 8h às 12h – Curso de Manejo na Amamentação para Agente Comunitário de Saúde (ACS)

Local – Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

Inscrição – https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/login

Dia 30

• 8h – Blitz da Amamentação e Encerramento – Local – Semáforo e Pátio da SMS de Maceió.