OUTUBRO ROSA: SANTA MÔNICA ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma condição patológica causada pela multiplicação desordenada de células na mama. Esse processo desenvolve células anormais que também se multiplicam e geram um tumor.  De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, dentre eles alimentação e peso saudáveis, amamentação que, quanto mais prolongada maior a proteção para a mãe – não consumir bebidas alcoólicas e praticar atividade física.

A nutricionista Patrícia Torres, coordenadora do Núcleo de Nutrição da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), explica que, em geral, as pessoas não associam a prevenção da doença ao consumo de alimentos, todavia as escolhas alimentares são ações preventivas. “É muito importante saber quais alimentos e hábitos podem contribuir para a prevenção do câncer de mama”, esclarece Patrícia.

Segundo a nutricionista, é preciso evitar alimentos processados ou ultraprocessados (aqueles industrializados prontos para consumir) como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru, blanquet de peru, biscoitos, salgadinhos, hambúrguer industrializado, lasanhas congeladas, nuggets e outros,  bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados, carne vermelha em excesso e temperos industrializados.

“Devemos preferir os alimentos ‘in natura’ ou minimamente processados, alimentos orgânicos ou agroecológicos – pois não têm resíduos de agrotóxicos, peixes ou frango como fonte de proteína, carne vermelha magra – duas vezes na semana. Ademais, devemos consumir diariamente frutas e vegetais variados, preferencialmente os ricos em nutrientes que podem prevenir o câncer como os de cor amarelo-alaranjado e vermelho (abóbora, milho, batata doce, cenoura, tomate, beterraba, manga, melancia, pêssego), frutas cítricas (abacaxi, acerola, ameixa, caju, laranja, limão, morango, tamarindo, tangerina e uva), folhosos de cor verde escuro e crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, couve-manteiga), leguminosas, fibras e, não podemos esquecer de, preferencialmente, substituir o sal por temperos naturais. Quanto mais colorida a alimentação, mais nutrientes protetores ela oferece”, concluiu Patrícia.

Em alusão ao Outubro Rosa e, com o intuito de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, para redução da mortalidade, o Núcleo de Nutrição da MESM promove, na próxima sexta-feira, 25, uma ação interna com servidores e pacientes das unidades de internamento. Com a temática ‘Nutrição também é prevenção’, a equipe do núcleo abordará esses públicos com informações e distribuição de panfletos e brindes.

Para a nutricionista, a informação do INCA que mostra que o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos, dentre os outros tipos de câncer, a cada ano, reforça a importância das ações do Outubro Rosa para que elas alcancem as mulheres nos diversos lugares por onde transitam, especialmente o local de trabalho e, no caso da Santa Mônica, as mães e acompanhantes.