Santa Mônica realiza campanha para arrecadação de vidros

O material é utilizado para pasteurização, armazenamento e distribuição de leite humano aos prematuros internos na unidade

Bebê interno recebe o leite materno doado por meio da sonda

Amamentar é um ato de amor entre mãe e filho, mas toda a família também deve colaborar e incentivar o aleitamento materno, especialmente quando o assunto é a doação desse alimento que salva vidas.

Uma das formas em que todos podem ajudar e fazer a diferença é na arrecadação de vidros com tampa rosqueada, que são essenciais para o funcionamento do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).

Esses vidros são utilizados para pasteurização, armazenamento e distribuição de leite humano aos recém-nascidos prematuros, internos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) da MESM.

A pediatra e coordenadora do BLH da MESM, Andréa Pinheiro, lembra que o setor conta com a colaboração e apoio de diversas instituições alagoanas como escolas, grupo de escoteiros e clubes, mas que o apoio individual e das respectivas famílias pode fazer a diferença no número de vidros arrecadados.

“Precisamos desses recipientes o ano todo, por isso a necessidade de engajamento de toda sociedade por essa causa. Além disso, estamos próximos ao Agosto Dourado, período em que nossas doações de leite materno aumentam um pouco, mas não temos vidros suficientes para suprir a demanda de doadoras. Sem os recipientes não conseguimos pasteurizar e distribuir o leite para os nossos prematuros”, disse Andréa.

O leite materno possui os nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê, mas infelizmente algumas mães, por diferentes motivos, não conseguem amamentar seus filhos. Para os prematuros de baixo peso, o leite humano é ainda mais importante, pois os protege de diversas doenças e ajuda no seu desenvolvimento.

O Banco de Leite da MESM funciona 24 horas por dia dando assistência às mães que apresentam dificuldades para amamentar. Além disso, orienta as mães doadoras, fornece os kits de doação e realiza a coleta. Para doar leite materno ou vidros, basta procurar diretamente a maternidade, no Poço, ou ligar para o telefone (82) 3315.4434.