Cuidado com o servidor: Santa Mônica promove palestra ‘Gerenciando a Ansiedade’

O advento da pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social imposto pelo período pandêmico trouxeram à pauta discussões voltadas para o cuidado com a saúde mental. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, em torno de 9,3% da população sofre de ansiedade. O sistema de informação de óbitos do Ministério da Saúde (MS) aponta que o crescimento do suicídio é significativo e a ocorrência motivada por adoecimento no trabalho é perceptível, em 2019, por exemplo, foram notificados 13 mil suicídios no país, sendo quase 12 mil casos em população de 14 a 65 anos. Destes, 10 mil casos ocorreram em pessoas em atividade de trabalho.

O Ministério da Saúde destaca ainda que os transtornos mentais relacionados ao trabalho são a terceira maior causa de afastamento das funções laborais. Com o objetivo de cuidar e orientar o servidor acerca da temática da ansiedade, o setor de Qualidade de Vida no Trabalho da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), em parceria com o Projeto Bem Me Quero, promove, no próximo dia 18, a palestra ‘Gerenciando a Ansiedade’. O evento acontece às 9h30, no auditório da MESM.

A médica e terapeuta Renata Perches será a facilitadora do evento que é aberto para todos os servidores. De acordo com a médica, a ansiedade passa a ser caracterizada enquanto um transtorno quando prejudica as atividades diárias e o bem-estar do indivíduo. Dentre os sintomas de ansiedade, que podem se manifestar no trabalho ou fora dele, estão a boca seca, falta de ar, taquicardia, medo em excesso, sudorese, tontura e náuseas.

Para Renata Perches, ao reconhecer os sintomas de transtorno de ansiedade o servidor deve procurar atendimento médico e/ou psicológico. “Além disso, procurar mudanças no estilo de vida como a prática de atividade física, meditação, relaxamento, ajustes no período de sono e na alimentação podem trazem melhoras para os quadros de ansiedade”, destacou.

Projeto Bem Me Quero

Para cuidar da saúde mental do servidor, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) desenvolveu, desde 2021, o Projeto Bem Me Quero que, dentre outras práticas integrativas complementares como homeopatia, auriculoterapia e aromaterapia, oferece meditação, terapia conectar, pathwork autoconhecimento e terapia transpessoal.

De acordo com Monise Vital, enfermeira e uma das idealizadoras do projeto, o Bem Me Quero tem o objetivo de valorizar os servidores da MESM, profissionais que fazem a diferença no cuidado as pacientes, seus bebês e familiares. “Pensamos em terapias diversas que conseguissem auxiliar no equilíbrio da saúde física, mental e espiritual dos servidores, principalmente nos tempos difíceis trazidos pela pandemia da Covid-19, mas também após o período pandêmico, considerando que os trabalhadores da saúde é uma das categorias que mais adoecem mentalmente devido ao estresse e a pressão no cuidado pela vida”, explicou Monise.

Serviço:

Palestra Gerenciando a Ansiedade

Quando: 9h30

Onde: Auditório da MESM

Facilitadora: Renata Perches (médica e terapeuta do Projeto Bem Me Quero)

Público-alvo: Servidores da MESM