No último dia 15, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas (CBMAL) e Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança e Adolescente (SCMCA), da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) para retomada da parceria de transporte, captação e orientação de doação de leite materno para o Banco de Leite Humano da MESM.
Após definições relacionadas à logística, na segunda-feira, dia 22, ocorreu um treinamento da equipe do Corpo de Bombeiros de Alagoas que ficará responsável pela captação do leite materno doado para o Banco de Leite da MESM.
O treinamento dos bombeiros Mariana Torres, João Carlos e Aníbal da Silva foi ministrado pela coordenadora do Banco de Leite, a pediatra Andréa Pinheiro, e pela enfermeira Vanessa Nascimento que apresentaram a cadeia de frios, os cuidados com a caixa térmica e todo processo para a garantia da qualidade e o transporte seguro do leite doado.
Na ocasião, além da estrutura do Banco de Leite, eles conheceram a UTI e UCI Neonatal, onde estão os recém-nascidos que recebem o leite materno doado. Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Andréa Pinheiro, “esse processo de transporte é essencial para manter a qualidade e evitar a perda do leite doado”. Com essa parceria, será possível atender mais doadoras e facilitar a busca do leite nas residências mais distantes. Essa parceria é um esforço conjunto que tem o apoio do Governo de Alagoas e da Uncisal, e faz a diferença na vida dos recém-nascidos prematuros da MESM.