60 anos de história: Maternidade Escola Santa Mônica inicia as comemorações com missa, bolo e confraternização entre os servidores

sexta-feira, 22 de março de 2024

O dia 24 de março é a data oficial da fundação da MESM. De acordo com Andréa Gusmão, do QVT da MESM, a ideia é proporcionar um momento de confraternização em que os servidores se sintam prestigiados. “Todos os servidores fazem parte da história da maternidade, cada um com sua especificidade e desempenhando sua função nos setores da unidade. Pensamos esse momento como uma oportunidade dos servidores se confraternizarem e lembrarem sua importância para a MESM e para o serviço que ela presta ao Estado”, esclareceu Andréa.  

Maternidade Escola Santa Mônica promove II Simpósio Científico MESM em comemoração aos 60 anos de história

quinta-feira, 7 de março de 2024

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal, está com inscrições abertas para o II Simpósio Científico MESM. O evento, que tem como tema “Saúde materno neonatal: 60 anos de história a serviço da sociedade alagoana”, ocorrerá nos dias 25 e 26 de Março de 2024, no Mega Auditório da Uncisal, no bairro do Trapiche, em Maceió.

Inovação: setor de transporte da Maternidade Escola Santa Mônica desenvolve sistema de controle online

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

De acordo com Rafael da Silva, coordenador do setor de transporte, o uso do sistema de controle só trouxe ganhos. “Estamos completando um ano da implantação do sistema e isso para nós é muito importante, pois temos orgulho de dizer que todos os motoristas se adaptaram e usam diariamente, tanto que já temos mais de 6.000 formulários preenchidos”, disse Rafael e complementou “o sistema melhorou o nosso serviço em diferentes aspectos, desde a responsabilidade do motorista com o carro, moto ou ambulância que utiliza, a agilidade, com a otimização do serviço e de tempo, e até mesmo a segurança tanto para o motorista quanto para pacientes e demais servidores”.

Referência para alto risco, Santa Mônica é destaque nos cuidados aos bebês prematuros

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

A equipe multidisciplinar da Maternidade Escola Santa Mônica trabalha diuturnamente acompanhando mães e bebês, em sua maioria, prematuros. A unidade conta com setores que são referência no Estado, como o Banco de Leite Humano, que pasteuriza e fornece leite materno para os recém-nascidos, a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca), que trabalha com o método canguru e presta assistência humanizada qualificada ao recém-nascido prematuro e sua família, além da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco).

Equidade de gênero e raça no SUS é tema de palestra na Santa Mônica

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), através de sua supervisora, Elisângela Sanches, será anfitriã da palestra ‘Escuta Ativa em Gênero x Raça – Quem são? Onde estão as trabalhadoras da Maternidade Santa Mônica?’, na próxima sexta-feira, 15 de setembro, às 9h, no auditório da unidade. A palestra será ministrada por Arísia Barros, presidenta do Observatório Estadual de Políticas de Promoção para Igualdade Racial.

Maternidade Escola Santa Mônica sediará lançamento da Emissão Postal Comemorativa Dia Mundial da Amamentação

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

O evento contará com a presença do Magnífico Reitor e da Vice-Reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique de Oliveira Costa e Ilka do Amaral Soares, além da Supervisora Geral da MESM Elisângela Sanches e da Coordenadora da Rede Estadual de Banco de Leite Humano e Coordenadora do Banco de Leite Humano da MESM, Andréa Pinheiro. Na oportunidade, os componentes da mesa farão a obliteração do selo.

Agosto Dourado 2023 terá como foco amamentação e trabalho

segunda-feira, 31 de julho de 2023

De acordo com a OMS, a média de aleitamento materno exclusivo (até os 6 meses de vida do bebê), no Brasil, é de apenas 54 dias. Nesse sentido, a OMS recomenda ainda que a criança continue recebendo o leite materno até o segundo ano de vida ou mais. Novamente o Brasil encontra-se abaixo da média, com 342 dias, ou seja, menos de um ano.

Profissionais da USP realizam práticas de treinamento de situações de emergência em obstetrícia na MESM

terça-feira, 27 de junho de 2023

O projeto tem abrangência nacional e contemplou 27 hospitais, um em cada Estado brasileiro e Distrito Federal. Em Alagoas, a MESM foi a escolhida para participar do projeto e está desenvolvendo ações desde o final de 2022.  Além dos diversos momentos de discussões entre obstetras, intensivistas, profissionais de enfermagem e fisioterapeutas, a maternidade capacitou, de forma online, os profissionais envolvidos e promove reuniões semanais para apresentação dos casos clínicos.

São João na MESM: ingressos já estão à venda no QVT

terça-feira, 13 de junho de 2023

Para participar, o servidor deve comprar ingresso que já está disponível para venda com Andréa Gusmão no Núcleo de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT) , sala em frente à direção da MESM ou pelo telefone (82) 99113-3009.

Confiram o S’informa dessa semana

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Em destaque: São João na MESM: ingressos já estão à venda no QVT – No próximo dia 21, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) vai comemorar o São João. A festa será realizada das 16h às 22h, na Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL) que ca localizada na Rua Doutor Roberto Pontes de Lima, 332, no bairro do Trapiche.
Para participar, o servidor deve comprar ingresso que já está disponível para venda com Andréa Gusmão no Núcleo de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT) , sala em frente à direção da MESM ou pelo telefone (82) 99113-3009. O ingresso custa R$ 20,00 e dará direito a comidas típicas e a banda de forró, já a bebida será paga à parte, estará disponível para compra durante o evento.